Palavra da Cá

Este Blog quer partilhar textos literários e nem tanto com vocês.
Vamos trocar poesias, fragmentos e idéias.
Afinal, as palavras nos justificam, não é?

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A dor de ser humano

Então, falávamos de cinema e é preciso um espaço especialíssimo para o último trabalho do Sam Mendes e da incrível Kate Winslet, "Foi apenas um sonho" . A começar pelo título em inglês, (Revolutionary Road), de uma ironia fina, própria do diretor. De revolucionária aquela vida não tem nada - assim como não tem a maioria de nossas medíocres e ilusórias existências. E é disso que o filme fala- com o brilho que o diretor já mostrara em Beleza Americana. Trata-se de uma
implacável reflexão sobre o vazio que nos acompanha do nascimento à morte e que tentamos desesperadamente preencher consumindo sonhos materiais, afetivos, sociais, profissionais, religiosos ou seja lá qual for. A casa de subúrbio (ou de condomínio, no Brasil), os filhinhos lindos, a carreira bem sucedida, a esperança da viagem fantástica e, o pior: a certeza de que somos brilhantes, diferentes, especiais- mas que nem mesmo assim conseguimos nos livrar do "vazio sem esperança" que nos acompanha, como define o perosnagem mais lúcido da história ( o "louco", como não poderia deixar de ser).
Acho que muita gente vai torcer o bico para o filme. Afinal, não é todo mundo que encara o monstro de frente e aprende (pelo menos um pouquinho) a lidar com a impotência de saber-se humano apenas - com todas as impossibilidades que isso acarreta. Para esta turma- que continua a acreditar que o carro do ano, ou a tese de doutorado, ou o salário de executivo ou o "grande amor da minha vida" são receitas de felicidade- o filme pode parecer "chato" ou "pesado". Na minha modesta opinião, o Sam Mendes é gênio. E sabe como poucos falar com sutileza e elegância dessa dor que nos pertence inevitavelmente.
Beijos

Um comentário:

Mara Senna disse...

Assisti o filme hoje e concordo em gênero, número e grau com tudo que você falou. Adorei o louco do filme.