Palavra da Cá

Este Blog quer partilhar textos literários e nem tanto com vocês.
Vamos trocar poesias, fragmentos e idéias.
Afinal, as palavras nos justificam, não é?

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Um Carnaval cinematográfico

Terça-feira gordíssima, sem grandes possibilidades, a não ser as que nos justificam sempre: cinema, leitura da boa e gente de qualidade.
Pois bem, confirmei nos últimos dias que ainda se faz excelente cinema nos EUA. O Curioso Caso de Benjamim Buttom é cinema de primeira, com a qualidade adicional de escolher o caminho da delicadeza, dos encontros sutis, da economia elegante para reescrever essa história fascinante. Sem falar no Brad cavalgando naquela moto, que aí também já é covardia.
A Troca, outro exemplo de que a família Pitt/Jolie não está pra brincadeira, também emociona com uma história verídica daquelas improváveis de tão absurda e com a fantástica interpretação de Angelina Jolie,como sempre dando banho.
Slumdog Millionaire - delicioso, pungente, emocionante. Uma curiosa e bem sucedida mistura de Cidade de Deus com conto de fadas bollywoodiano. Adorei.
Operação Walquíria vale pela história, pela boa direção e excelente casting - apesar do esforçado Tom Cruise.
Exceção para Austrália (Argh!), uma sucessão de equívocos, da direção ao trabalho dos atores. Insosso, inodoro e incolor, apesar da estupenda paisagem, dos figurinos impecáveis da linda Nicole Kidman ( que não faz juz ao seu talento) e daquele monumento do Hugh Jackman que, por sinal, deu um show à parte na apresentação do Oscar. Mostrou que não é só bonito - canta muitíssimo bem e dança como gente grande. Bem, já é mais que a maioria.

Quanto às leitura, tenho descoberto (meio tarde, eu sei) o português Lobo Antunes. Vale abrir suas páginas. Assim como há alguns anos abri as do moçambicano Mia Couto e nunca mais fechei. Agora falta chegar no angolano Agualuza - ou seja, nosso idiomazinho complicado tem bastado para encher os olhos e o coração de alegria.

Como se vê, Carnaval também é bom para os não-foliões de carteirinha.

3 comentários:

Unknown disse...

Ca
"o que não é compartilhado se esvai em pó" Virginia W.; que bom termos teus textos compartilhados, lidos, repassados, etc...
continue nos brindando com esta beleza.
Juçara

Unknown disse...

Oi Cá, tá antenada heim? conseguiu assistir todos? pra mim ainda faltam alguns. concordo plenamente com os comentários sobre o Brad e o Hugh (hum, que intimidade, não é mesmo, ahaha), aliás, quando o Brad apareceu naquela moto, o cinema veio abaixo, só suspiros...
Querida, parabéns pelo blog, uma delícia. Também pretendo fazer o meu.
bjos
Susana

Lau Baptista disse...

Tuzin, tá muito bom. E como da prá ver, já descobriram como postar os comentários.
Parabéns! Seu blog tá vivo.
Beijos, Lau