Palavra da Cá

Este Blog quer partilhar textos literários e nem tanto com vocês.
Vamos trocar poesias, fragmentos e idéias.
Afinal, as palavras nos justificam, não é?

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Origami

Para a Fátima Chaguri, minha mais
nova amiga de infância, que sabe fazer
origamis com os pedacinhos da vida.
As Bauíneas florescem no inverno. Guardam na alma um poeta; espocam florezinhas lilazes como origamis, tão bem desenhadas que valem por orquídeas - essas rainhas inacessíveis e temperamentais.
As Bauíneas não. Generosas, enfileram-se nas calçadas mais prosaicas e improváveis, carregando na sua floração a elegância delicada dos desenhos orientais, perfeitos em discrição e silêncio.
Quando os meses de inverno se anunciam, quase duvidosos nesta avalanche tropical, as Bauíneas ousam existir. Cabem, finalmente, na paisagem mais calma e vagarosa dos junhos e julhos. Aí, então, cumprem o seu ofício - colorem quarteirões fresquinhos, como buquês de noiva tímida.
Manhãs de névoa e menta.

2 comentários:

Lucimara Souza disse...

Olá, professora!
Parabéns pelos textos.
Conheça meu espaço também!
www.textos-e-reflexoes.blogspot.com

Anônimo disse...

Cara jornalista Carmem. Ando lendo os seus textos e me deparo com uma escritora sensívvel. No seu perfil consta a predileção por Chico Buarque e Cole Porter. Tem uma música dele muito bonita, do filme De Lovely - A tradução é meio brega:

So In Love
Estranho, querida, mas é verdade.
Quando eu estou perto de você
As estrelas preenchem o céu,
Tão apaixonado por você eu estou...

Mesmo sem você
Meus braços é você.
Sabe, querida, porque,
Tão apaixonado por você eu estou.

No amor com a noite misteriosa
A noite, quando você estava lá,
No amor, com a minha alegria delirante...
Quando eu soube que você poderia se importar.

Então me insultar e me machucar,
Enganar-me, me abandonar,
Eu sou seu até eu morrer,
Então, em amor,
Assim no amor,
Tão apaixonado por você, meu amor, sou eu...

As traduções, as vezes, não dizem exatamente o sentido das palavras.
Parabéns pelos seus textos, gostosos de ler.

Marlene de Souza - Cravinhos